O cliente é o alvo de toda aspiração, e em se tratando de cliente, todos eles, até nós mesmos quando ocupamos este lugar queremos ser prioridade. “O cliente tem sempre razão!”, quem ainda não ouviu este velho clichê? Pois é, e na prática tudo deve atender a esta perrogativa, caso contrário, este mesmo cliente, estando insatisfeito com o que tem recebido, procurará outro mercado. E querido, é o cliente que paga pela festa!

A grande realidade é que há muito bom atendimento no mercado, e para sermos exceção em excelência, precisamos de um diferencial. Como? Simples: entender a cabeça do cliente. Difícil ainda? Não, não é. Uma das primeiras obrigações de um bom atendente é conhecer os ânimos de seu cliente, conhecer a cabeça dele, é saber o que ele não gosta, isso mesmo, o que ele não gosta. Se conseguir esta proeza você fará o que é certo, e o primordial, faça o que é certo antes que o cliente te diga que precisa, isto se chama pró-atividade.

Por isto devemos levar em consideração as experiências, ou melhor, as más experiências obtidas com o que o seu cliente não gosta, para pensar antes dele, se antecipar aos acontecimentos. Não precisamos esperar o “leite derramar”, pois uma vez ao chão, não pode retornar ao copo.

Cliente, embora muitas vezes desorganizado, preza demais a organização;

Cliente gosta de ser considerado preferência, todos eles, inclusive nós;

Cliente quer todas as respostas de uma só vez, e embora você não disponha de todas, é sua missão ter a maioria para surpreendê-lo;

Cliente detesta ouvir: “vou verificar e retorno”, portanto, tenha o retorno com prontidão, e se não tiver, não enrole, diga que não tem, mas providenciará com extrema urgência;

Cliente abomina ouvir: “vou transferir para a área responsável”, você é a referência do cliente, sendo assim, vá você ao responsável e responda o que o cliente precisa;

Cliente adora praticidade, não gere mais trabalho pra ele, facilite a vida dele, mesmo que para isto a sua vida deixe de ser “fácil”;

Cliente não gosta de ver a sua caixa repleta de e-mails referentes ao mesmo assunto, seja sucinto;

Não minta para o cliente, isto pode se tornar a sua própria forca;

Seja parceiro do seu cliente e você terá um parceiro do outro lado. Atendimento é relacionamento com cliente e se relacionar mal é a pior coisa que existe no trabalho, aliás, na vida...

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